Encaminho recortes de um artigo publicado pelo PhD Denis Alcides Rezenda para a revista FAE BUSINESS, que versa sobre a propositura de um modelo para alinhamento do Planejamento Estratégico de TI (PETI) ao Planejamento Estratégico Empresarial (PEE).
Alinhamento da Tecnologia da informação ao negócio empresarial
As organizações estão enfrentando um mercado competitivo, globalizante e turbulento. Necessitam, portanto, de informações oportunas e conhecimentos personalizados que auxiliem de forma inteligente a sua gestão. Para tanto, é preciso que seus planejamentos empresarial e de tecnologia da informação (TI) sejam coerentes e estejam integrados, e as respectivas estratégias plenamente alinhadas entre si.
[...]
Modelo de alinhamento
O alinhamento entre as estratégias de TI com o negócio empresarial se constitui a partir de relação vertical, horizontal, transversal, dinâmica e sinérgica das funções empresariais, com o suporte da TI. Ele promove o ajuste ou a adequação estratégica das tecnologias disponíveis de toda a organização, como uma ferramenta de gestão empresarial. Essa definição compreende os conceitos de qualidade, produtividade, efetividade, modernidade, perenidade, rentabilidade, inteligência competitiva e inteligência empresarial.
Para a abordagem dessas questões construiu-se um modelo (figura 1), cuja originalidade está na diferente forma de identificação e organização das variáveis dos recursos sustentadores do alinhamento entre o PETI e o PEE, a qual envolve quatro construtos inter-relacionados: tecnologia da informação (TI), sistemas de informação e do conhecimento (SI), pessoas (RH) e contexto organizacional (CO).
Alinhamento da Tecnologia da informação ao negócio empresarial
As organizações estão enfrentando um mercado competitivo, globalizante e turbulento. Necessitam, portanto, de informações oportunas e conhecimentos personalizados que auxiliem de forma inteligente a sua gestão. Para tanto, é preciso que seus planejamentos empresarial e de tecnologia da informação (TI) sejam coerentes e estejam integrados, e as respectivas estratégias plenamente alinhadas entre si.
[...]
Modelo de alinhamento
O alinhamento entre as estratégias de TI com o negócio empresarial se constitui a partir de relação vertical, horizontal, transversal, dinâmica e sinérgica das funções empresariais, com o suporte da TI. Ele promove o ajuste ou a adequação estratégica das tecnologias disponíveis de toda a organização, como uma ferramenta de gestão empresarial. Essa definição compreende os conceitos de qualidade, produtividade, efetividade, modernidade, perenidade, rentabilidade, inteligência competitiva e inteligência empresarial.
Para a abordagem dessas questões construiu-se um modelo (figura 1), cuja originalidade está na diferente forma de identificação e organização das variáveis dos recursos sustentadores do alinhamento entre o PETI e o PEE, a qual envolve quatro construtos inter-relacionados: tecnologia da informação (TI), sistemas de informação e do conhecimento (SI), pessoas (RH) e contexto organizacional (CO).
A dimensão do PETI fornece a visão geral de conceitos, modelos, métodos e ferramentas de TI necessários para facilitar a estratégia de negócios e suportar as decisões, as ações empresariais e os respectivos processos da organização. A dimensão do PEE permite uma visão geral de conceitos, modelos, métodos e instrumentos relativos a como fazer acontecer a estratégia de negócios empresariais.
O construto AE (alinhamento estratégico entre PETI e PEE) contempla as variáveis: sinergia das funções empresariais, adequação das tecnologias disponíveis, gestão dos planejamentos PETI e PEE, inteligência competitiva e inteligência empresarial.
O construto TI (tecnologia da informação) envolve as variáveis: hardware; software; sistemas de telecomunicação; e gestão de dados e informação.
O construto SI (sistemas de informação e do conhecimento) abrange as variáveis: SI operacionais; SI gerenciais; SI estratégicos; e sistemas do conhecimento.
O construto RH (pessoas ou recursos humanos) envolve as variáveis: valores e comportamentos; perfil profissional; competências e capacitação; plano de trabalho; comunicação e relação; multiequipe e parcerias; clima, ambiente e motivação; planejamento informal participativo; consciência e participação efetiva; e vontade e comprometimento.
E, finalmente, o construto CO (contexto organizacional) contempla a imagem institucional; missão, objetivos e estratégias; modelos decisórios; processos e procedimentos; cultura, filosofia e políticas empresariais; estrutura organizacional departamental; investimentos e custos; domínio do negócio e preocupação com resultados; metodologia ou processo formal de planejamento; e infraestrutura organizacional.
[...]
FONTE: r e v i s t a FA E B U S I N E S S , n.3, set. 2002
O conteúdo completo poderá ser obtido através da seguinte URL: http://www.scribd.com/doc/4671071/Alinhamento-da-TI-com-o-Negocio-Empresarial
Denis Alcides Rezende é tecnólogo em processamento de dados,
administrador, mestre em Informática pela UFPR, doutor em Gestão
da Tecnologia de Informação pela UFSC e professor convidado da FAE
Business School.
Nenhum comentário:
Postar um comentário