Com o passar dos anos aumentou o nível de exigência para as empresas e muitas foram as iniciativas que visavam definir diretrizes para orientar as ações e o crescimento das empresas. Neste contexto, encaminho logo abaixo recortes de uma pesquisa recente sobre a situação real no que tange à implementação de planejamento estratégico nas organizações.
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Tanto as empresas como os autores relacionados à Administração foram percebendo uma certa distância entre a formulação da estratégia (o planejamento estratégico) e sua execução. Pesquisa entre 275 gestores de portfólio de empresas americanas mostrou que a capacidade de executar a estratégia é mais importante do que a qualidade da estratégia em si (KAPLAN & NORTON, 2001: 11). No Brasil, a situação não é diferente. SCHWARZ (2000: 03) em pesquisa semelhante identifica barreiras à implementação de estratégias associadas a quatro dimensões:
1. Visão: somente 5% dos profissionais de nível operacional compreendem a visão de futuro da empresa em que trabalham;
2. Pessoas: menos de 25% das organizações brasileiras vinculam remuneração e incentivos com a estratégia empresarial;
3. Recursos: apenas 22% das empresas brasileiras vinculam o orçamento com a estratégia;
4. Administração da Estratégia: somente 32% das organizações brasileiras possuem ferramentas eficazes para monitoramento e controle.
A principal conclusão apresentada foi que mais de 90% das organizações brasileiras pesquisadas falham na implementação da estratégia Os conflitos retratados nos resultados desta pesquisa também foram observados em outros países instigando estudos e investigações científicas. No início da década de 90 os autores norte-americanos KAPLAN e NORTON propuseram o conceito de Balanced Scorecard. Apresentado inicialmente como ferramenta de controle da estratégia, evoluiu em seu potencial passando a ser tratado como um Modelo de Gestão. O principal objetivo deste modelo de gestão está no alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa através de (KAPLAN & NORTON, 1997: 11-15):
* Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia
* Comunicar e Associar Objetivos e Medidas Estratégicos
* Planejar, Estabelecer Metas e Alinhar Iniciativas Estratégicas
* Melhorar o Feedback e o Aprendizado Estratégico
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O artigo completo pode ser obtido através da seguinte URL: http://br.monografias.com/trabalhos900/planejamento-estrategico-scorecard/planejamento-estrategico-scorecard2.shtml#Fig1
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