WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é uma versão "turbinada" do Wi-Fi. Ele nasceu da necessidade de se ter uma tecnologia sem fio de banda larga com longo alcance e alta taxa de transmissão.
O WiMAX atualmente possui os padrões
- "Nomádico" IEEE 802.16d (ou IEEE 802.16-2004) e
- Móvel IEEE 802.16e (ou IEEE 802.16-2005).
O 802.16d (ratificado em Junho de 2004) é o padrão de acesso sem fio de banda larga fixa (também conhecido como WiMAX Fixo) e teve os primeiros equipamentos (Aperto Networks, Redline Communications, Wavesat e Sequans) homologados agora em Janeiro de 2006 pelo laboratório espanhol Cetecom.
O 802.16e (ratificado em Dezembro de 2005) é o padrão de acesso sem fio de banda larga móvel - WiMAX Móvel (assegurando conectividade em velocidades de até 100 km/hora) e cujos equipamentos estarão disponíveis no mercado em meados de 2007.
A grande diferença entre o WiMAX "Nomádico" (ou Fixo) e o Móvel é que o primeiro é apenas portátil (não comuta – não possui handoff - entre ERBs em altas velocidades) e o segundo é móvel (comuta – possui handoff - entre ERBs em velocidades de até 100 Km/h). Eu particularmente prefiro o termo "Nomádico" – apesar do anglicismo – pelo fato de manter a conectividade portátil em velocidades baixas como a de um "nômade". Acho o termo Fixo inapropriado pois WiMAX não é ADSL que "amarra" o(a) usuário(a) na cadeira do computador!
As redes WiMAX funcionam de maneira semelhante à das redes Bluetooth. As transmissões de dados podem chegar aos 1Gbps a uma distância de até 50Km (radial), com estudos científicos para se chegar a 10Gbps. O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi (no ponto de vista de ser transmissão e recepção de ondas de rádio), usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares (telemóveis) de nova geração, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, etc. O WiMAX opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz, que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa, a mesma banda também está disponível. No Japão, a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.
fontes: wikipedia e revistadewimax
sábado, 4 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá pessoal,
ResponderExcluirAchei interessante o material do link, já que fala das frequências, regulamentação, operadoras e a norma para certificação e homologação de equipamentos Wimax no Brasil.
http://www.teleco.com.br/wimax.asp
É uma tecnologia que está em expansão no mercado, e promete ser a grande partida para que tenhamos rede sem fio com grande disponibilidade, velocidade e segurança
ResponderExcluirBeleza de tópico!!!